Login

Esqueceu-se da password?

Fotografias

Agenda Fiscal

TOC's da Empresa

Luís Borrego

Membro nº: 12813

Helena Cruz

Membro nº: 81420

Gestão Financeira

A razão mais importante pela gestão financeira em qualquer organização é de assegurar que a empresa saiba e quanto dinheiro vai necessitar, como vai obter o dinheiro de que necessita e como deve empregar esse dinheiro para alcançar os seus objectivos de forma ética, responsável e sustentável. É impossível uma empresa sobreviver sem uma gestão financeira apropriada.

A gestão financeira é uma tarefa fundamental para a avaliação do desempenho financeiro de forma a determinar se a empresa está a cumprir a sua missão, abarca o passado, o presente e o futuro.

Em primeiro lugar, uma boa gestão financeira exige que seja mantido um registo de todo o dinheiro que a empresa já recebeu ou gastou (o passado). Segundo, há que controlar o dinheiro na posse da empresa (o presente) e, por último, a gestão financeira ajuda-o a tomar decisões acerca do futuro da empresa.

A gestão financeira assenta em dois princípios muito importantes, e para ajudar o órgão de gestão no seu cumprimento os nossos profissionais através de um bom planeamento contabilístico fornecem mensalmente todas as informações relevantes para apoiar a tomada de decisões.

Responsabilidade Financeira: O órgão de gestão deve procurar sempre gerir as suas finanças de modo responsável e sustentável, todas as empresas precisam de dinheiro para sobreviverem e alcançarem os seus objectivos, a única forma de assegurar isto é ao administrar o dinheiro de modo a não pôr a empresa em risco desnecessariamente. Se a empresa prevê continuar a existir no futuro, deve certificar-se que recebe dinheiro suficiente e que o gasta com prudência.

Prestação de contas: Os nossos profissionais informam o órgão de gestão sobre o desempenho histórico e a situação presente da empresa com base na elaboração dos principais documentos financeiros de prestação de contas:

  • Balanço
  • Demonstração de Resultados
  • Demonstração dos Fluxos de Caixa

Meios adequados para a fixação de objectivos e suporte adequado para o planea-mento financeiro. A prestação de contas ajuda-o não só a saber o que fez com o dinheiro, mas também o ajuda a explicar a sua actividade ao longo do exercício a todas as partes interessadas.

Através de um bom planeamento da informação por parte dos nossos profissionais, pode ajudar o órgão de gestão a definir objectivos para o futuro, onde encontrar recursos financeiros suficientes para alcançar esses objectivos e manter a empresa em actividade no futuro.

Através de um bom controlo a empresa deve fixar uma política de quais as normas e os procedimentos que devem ser seguidos para assegurar que o dinheiro seja gasto prudente e seguramente, elegendo um responsável pelos recursos financeiros da empresa.

PARCERIA

ASSOCIADA DE

Microdigital-Investigação e Desenvolvimento de Software, Lda

Desenvolvimento de software de Gestão

www.microdigital.pt

Associação Portuguesa das Empresas de Contabilidade e Administração

www.apeca.pt

Associação Profissional OTOC - Ordem do Técnicos Oficiais de Contas

www.otoc.pt

WebDesign by Luís Carlos Borrego

Optimizado para Internet Explorer 8.0+,
Mozilla Firefox 3.6+, com resolução de 1024 x 768

Siga-nos no

Recuperação dos dados de acesso
Utilizador:*
NIF:*
Email:*

* campos com preenchimento obrigatório

A enviar o email... Aguarde!

Erro a enviar email. Pedimos desculpa pelo incómodo!

Email enviado com sucesso!

Nome de utilizador e/ou NIF inválido!

Em caso de dúvida contacte-nos!